O funcionamento básico de um vocoder

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Olá pessoal, espero que estejam bem.
Continuando a série de artigos sobre efeitos sonoros para produções musicais, neste texto vou falar sobre um dos mais conhecidos e famosos: o Vocoder.
Antes de entrar em detalhes, gostaria de compartilhar um fato curioso da minha infância.

Quando eu ouvia rádio e fazia minhas gravações em fitas cassete, sempre me impressionavam as vinhetas que tocavam entre as músicas. Algumas dessas vinhetas tinham vozes sintetizadas ou robóticas cantando com uma afinação tão perfeita e agradável aos ouvidos que eu ficava curioso para saber como era possível.
Essa é a primeira coisa que vem à mente quando falamos sobre Vocoder, e muitas outras pessoas podem ter passado por essa fase.
Com a evolução tecnológica e acesso facilitado à internet, fiz algumas pesquisas e descobri que se tratava do Vocoder, que muitas vezes é comercializado com outros nomes para chamar a atenção ou por questões de marketing.
O Vocoder não é utilizado apenas em vinhetas, mas também em diversas músicas, tanto antigas quanto atuais.

A experimentação começou em 1970, quando surgiram os primeiros vocoders desenvolvidos por Wendy Carlos e Robert Moog, o inventor do sintetizador clássico Moog, para fins musicais.
Antes disso, eram utilizados principalmente em telecomunicações, criptografando e codificando a voz para transmissão segura e protegida via rádio.
O Vocoder é a junção de voz codificada e na música tem a função de transformar a voz humana em voz sintetizada.
Para que esse fenômeno aconteça, ele precisa basicamente de dois componentes fundamentais: o Carrier e o Modulator.

Carrier é o timbre de algum instrumento (geralmente sintetizadores), que são utilizados como base para o processamento da voz.
O timbre pode vir de um teclado, instrumento virtual, etc. Pode conter de melodias até acordes completos, modificando de alguma forma o comportamento do vocoder, inclusive o timbre que será usado.
Uma boa dica é não usar timbres complexos ou com muitos efeitos, deixando-os para serem adicionados após a voz ser processada. Eles precisam soar secos como aqueles gerados por síntese, que produzem ondas quadradas, senoidais, triangulares, dente de serra ou a variação destas.
Se o vocoder tiver suporte a MIDI, então o Carrier é produzido em tempo real quando as notas são tocadas, mas você só ouve o resultado quando fala no microfone ao mesmo tempo em que toca o teclado, permitindo assim o controle do efeito em tempo real.
Geralmente, esse tipo de vocoder deve ser inserido na DAW em cima de uma faixa de áudio e, neste caso, será possível adicionar algum outro efeito na voz já processada.

Por fim, o Modulator é a sua própria voz, falada ou cantada.
Se você ainda não entendeu muito bem, a melhor forma de compreender é experimentando!
Aproveito para disponibilizar a todos um simples vocoder gratuito para Windows que funciona via linha de comando, desenvolvido por um programador:
VocShell
Nota: Para programadores, está disponível o código fonte aqui .

antes de começar a brincadeira, veja o programa em funcionamento ouvindo estes três sons.
O primeiro é o carrier, o segundo é o modulator e o último é a voz já codificada.

O modulator é pura e simplesmente a minha voz gravada, onde estou falando naturalmente, sem nenhuma intenção musical.

O carrier foi gerado por um software de computador com sons básicos de sintetizador através de código e sem muita frescura.

O resultado é uma voz robotizada e musical.

Outro exemplo, agora com intenções musicais:

Este carrier é diferente porque foi usado um timbre de teclado

Gostou?
Então é a sua vez de tentar!
Se você já baixou o vocshell, descompacte em qualquer lugar e localize o arquivo baixado usando o prompt do windows ou o power shell.
Por exemplo: Se o executável está na pasta vocshell, então digite:
cd vocshell

Em seguida deve invocar o executável passando pelo menos os parâmetros necessários:

  • -c – Carrier
  • -m – Modulator
  • -o – output (arquivo de saída)

Podem ser usados carriers tanto em mono quanto em stereo, mas o modulator precisa ser mono.


Exemplos de uso:
vocshell -c timbre.wav -m voz.wav -o resultado_final.wav

Há outros parâmetros opcionais que podem ser emitidos, mas não entrarei em mais detalhes aqui para não alongar o texto.
De qualquer forma, se você chamar o executável sem passar argumentos obterá a lista de todos os parâmetros que podem ser usados.

É isso galera!
Em outra oportunidade, darei dicas de ótimos plugins de vocoder para usar em tempo real na sua DAW.
Espero que tenham gostado de mais esse conteúdo.
Finalizo com esse trecho engraçado em áudio da música “Atirei o Pau no Gato” que fiz usando um plugin de vocoder da Native Instruments (Vokator).

Divirtam-se!
Deixem seus feedbacks nos comentários.
Até o próximo post!

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Sobre mim

Sou tecladista, pianista e graduado como produtor fonográfico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além de qualificado profissional em composição e arramjo e técnico em instrumento musical pela faculdades EST de São Leopoldo.

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