Desafio musical: A ideia por trás da criação do novo audiogame

Olá pessoal, saudações a todos!

Faz tempo desde a última vez que escrevi um artigo neste espaço, não é? Pois está na hora de dar uma movimentada nisso aqui!

Neste em especial, quero contar um pouco sobre a ideia por trás da criação do mais novo audiogame de música, o desafio musical
.

Como alguns já puderam perceber, além da música como minha grande paixão e minha principal atividade diária, tenho também a programação como um de meus passatempos divertidos. Embora esta não seja a minha área, sempre tive curiosidade de saber como era programar algo nem que fosse um script.

À medida que progredia nos meus aprendizados com tutoriais e apostilas da internet sobre o assunto, sempre pensava em tentar criar coisas úteis e legais não só para mim como também para outras pessoas quando o tempo me permitisse.

Uma dessas ideias era de uma alternativa simples e prática para resolver um problema que ainda assola a vida de amantes, entusiastas e profissionais da música com deficiência visual, como eu: A carência por ferramentas que permitissem de alguma forma estimular o raciocínio e a percepção musical, de uma forma rápida e bem lúdica com foco na acessibilidade.

Infelizmente, não se tem conhecimento de nenhum software ou mesmo game que tenha esses requisitos e isso é frustrante principalmente de saber que são ferramentas que caem como uma luva para educadores que fazem frequentemente atividades didáticas em sala de aula.

Pensando nisso, nasceu o desafio musical. Como sugere o nome, o objetivo do jogo é vencer os desafios propostos pelo computador, progredindo nos níveis, acertando e ganhando muitos pontos, sendo assim um audiogame bem diferente de qualquer outro que uma pessoa esteja acostumada a jogar.

O sistema de pontuação online permite o envio de recorde dos jogadores na disputa por uma vaga na lista dos 20 melhores, que é sempre atualizada automaticamente e pode ser consultada tanto no programa quanto aqui no site. Além disso, os bônus extra ao final de cada nível dão aos jogadores vários benefícios para tornar o jogo ainda mais divertido, como a possibilidade de errar mais vezes, ganhar mais pontos e tempo ilimitado para pensar e responder.

Atualmente o desafio musical conta com 6 níveis de dificuldade que dão uma abordagem rápida dos principais conceitos estudados em música:
Identificação de fórmulas de compasso, notas musicais, escalas, frases melódicas e acordes.

Com todas essas características, é fácil de entender o porque de se tratar de um jogo diferente quando ele pode ser experimentado como uma possível ferramenta de apoio educacional.

Quando se aprende algo brincando, tudo passa a ficar mais fácil e até menos entediante.

Assim sendo, se espera que o software seja utilizado como ferramenta de auxílio e principalmente de entretenimento.

Esta solução não substitui a orientação de professores e/ou educadores, mas pode ser considerada como um grande incentivo para as atividades práticas com música principalmente em crianças e jovens.

A nova versão já está sendo preparada com a extraordinária possibilidade de interação com uso de instrumentos musicais que poderão se comunicar com o software via midi, incluindo-se aí os teclados, as guitarras e até mesmo gaitas eletrônicas.
Isto é a tecnologia aliada à música quando utilizada do jeito certo!

É isso galera. Divirtam-se e aguardem mais novidades!